sábado, 29 de janeiro de 2022

Nossa 3ª reunião geral- 26.01.22

 





     Fonte: https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_ylt=Aw


Fonte: https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_

Oficina 1- Playlist


Essa oficina foi ministrada pela coordenadora Andréa. Antes de começar a apresentação ela refletiu sobre o uso que a escola tem feito da língua. Dentre as reflexões realizadas, as que mais gostei e tenho percebido durante o meu percurso na Educação básica, são as seguintes:

“o trabalho do texto como pretexto”, quando este deveria ser usado como ponto de partida e elemento norteador das discussões ensejadas; a gramática tem sido usada de “forma legalista”, engessada, sem que os alunos reflitam sobre os diferentes usos da língua e suas funcionalidades, e ainda se sintam estrangeiros na sua própria língua/idioma; sobretudo, o que os alunos estão fazendo, escrevendo, e o que desenvolvem em termos autorais e sociais? Andréa ressalta também no que a ciência tem se debruçado, em relação as metodologias do ensino de línguas, quanto às práticas dos alunos.

Na sequência propõe um modelo de ensino no qual a proposta pedagógica inclui a leitura e a interpretação de textos, sejam textos literários ou não, que envolvam o diálogo entre diferentes linguagens. E afirma: “nenhum texto deixa de ser multimodal”. Pensando nisso, apresentou playlists elaboradas por discentes do curso de Letras, e que podem servir de exemplos para as que serão solicitadas aos estudantes das escolas estaduais, onde as ações do PIBID serão desenvolvidas.

Durante as exibições das playlists é possível perceber algumas habilidades e competências expressas pelos estudantes; revelando assim, o grande potencial dessa ferramenta e proposta pedagógica, quais sejam: os estudantes falam sobre o que leem e gostam; as entonações empregadas estão em harmonia com os estilos musicais e os tipos de textos escolhidos; aproveitam a situação de uso da língua para falarem de si mesmos,  denunciarem/protestarem sobre situações/problemas que os inquietam, por meio de narrativas fortes, reais e autorais, dando sentido sobre o que leem.

Ao final das exibições, senti vontade de propor aos meus queridos/as pibidianos/as para criarmos uma playlist mais voltada para a realidade da EJA, a fim de mostrarmos aos alunos. Assim poderiam ter acesso as nossas escolhas, gostos, preferências, realidades... mas o contexto atual e as diferentes demandas, nos impossibilitam. Um sinal de que fui tocada pelo que vi e ouvi!

O que mais importa é que estejamos atentos às necessidades dos alunos e que utilizem a língua e os meios digitais para se expressarem. Dito de um modo mais flexível, “a ideia central é que o aluno escolha sobre o que quer falar. Se vai fazer com vídeo ou não, tudo bem! Desde que resulte em uma produção textual.” (Coordenador Luiz Fernando).

 

É isso aí, vamos lá, que venha a próxima oficina!

Doris de Lima (profa. Supervisora do PIBID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evento final- Seminário Integrado de Encerramento das Atividades dos Programas PIBID...

  Ana Luíza, Talita, Almírista e Doris. Nosso banner Um banner e integrantes de duas equipes: que mistura maravilhosa!!! Mascaradas, caladas...