Olá, estimados leitores! tudo bem?
Neste dia nos reunimos para dar
continuidade ao planejamento, a fim de apresentá-lo na reunião do dia 09.03,
aos coordenadores e demais participantes do Pibid. Estávamos bem engajados e
animados, ainda que tivéssemos receio de que a proposta poderia não agradar. Entretanto,
era nítida a ansiedade dos jovens pibidianos, para construírem um bom
planejamento e oferecerem o melhor aos estudantes!
Como os pibidianos, noutro momento,
já haviam se reunido e esboçado algumas ações para as semanas de 07 a 21 de março,
revimos se tais ações prezavam pela interação e protagonismo dos alunos, bem
como se possibilitavam a utilização de diferentes tecnologias.
Para tanto, redefinimos os gêneros
jornalísticos a serem trabalhados em cada semana, refletimos se os recursos
usados seriam de fácil acesso para os alunos, já que muitos deles se utilizam
dos dados móveis para terem acesso às informações disponibilizadas,
participarem nas aulas e realizarem as atividades.
Também, um fator preocupante a ser
considerado era o tempo da hora aula no regime remoto, que em comparação com o
da aula presencial, é menor; pois nesse regime os professores também usam um
tempo da aula, para atenderem aos estudantes de forma Offline, fornecerem feedback das
atividades, responderem a informações de cunho burocrático, auxiliando-os ainda
quanto ao uso de recursos tecnológicos, dentre outras atribuições.
Ademais, em relação aos alunos da
EJA, interesse genuíno e cuidado são necessários, pois são sujeitos que
retornaram há pouco tempo à sala de aula, e por vezes sentem-se desmotivados,
assim necessitam de um olhar atento e mais voltado para às suas necessidades, e
acreditamos que o programa não deve desconsiderá-las. Precisamos executar a
proposta do Pibid, mas sem perder de vista o pouco letramento desse público
(quer a nível de conhecimento, quer digital), sem falar das condições impostas
pelo regime remoto e a situação econômica que enfrentam.
Após essas reflexões, fomos
delineando o que conteria em cada aula, e pensamos que alguns ajustes poderiam
ser realizados, após a socialização do plano, na reunião com os coordenadores.
Além disso, a partir da primeira aula na turma, poderíamos perceber a interação
dos alunos e possibilitar que respondessem a um questionário sobre seus gostos
e preferências. Enfim, esforços não faltaram para que tudo desse certo.
É isso, atentos ao primeiro relato na
turma EJA modular!
Sigamos!!!
Abraços virtuais.
Doris (supervisora)
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