Olá, estimados leitores! tudo tranquilo?
Essa reunião ocorreu para conversarmos sobre o
planejamento das aulas. Confesso que não foi um momento fácil, pois tive que
lidar com o descontentamento e as inquietações dos pibidianos, em relação à
última reunião geral e a apresentação que fizemos. Mas aos poucos, à medida que
cada um falava, a serenidade foi retomada.
Refletimos
sobre o conteúdo proposto nas aulas, se atende à proposta do Pibid, e o quanto tem
colaborado na/para aprendizagem dos alunos da EJA; sobre a grande divergência
entre teoria e prática; bem como em relação a alguns entraves encontrados.
Mais
que isso, o ponto forte da reunião foi que, paralelo a proposta pedagógica e de
multiletramentos, já buscávamos incluir no plano de ensino, atividades que
promovessem a interação dos alunos; entretanto, visando atender à solicitação
da coordenação, reforçamos esse aspecto.
Porém
saímos da reunião do dia 23.02, sem entender no que realmente estávamos errando
e que caminhos podíamos trilhar, a fim de melhorarmos o planejamento. Uma
angústia coletiva!
Os
pibidianos comentaram que algumas das propostas utilizadas em uma turma anterior (em outra escola), e propostas à turma
atual, foram foram percebidas
como muito interessantes, pertinentes, cujos multiletramentos e a interação estão
presentes. Aí surge a questão: Por que agora não são mais válidas?
É
claro que entendemos, que uma proposta ainda que seja muito boa, pode não agradar
ou estar adequada a “clientela”, até porque a visão de mundo, as vivências
pessoais e os conhecimentos, diferem. Realidades são singulares e devem ser observadas e discutidas. Esse é um
grande aprendizado que o Pibid pode possibilitar a esses futuros professores. E que grandes educadores teremos!
Os pibidianos, a cada dia, reconhecem que lidar com o público da Eja não é algo tão simples, pois muitas vezes os estudantes não são atraídos por ideias “mirabolantes”; também, e a depender da situação, não estão interessados nas estratégias simples (risos).
Na verdade, o que conduz esses sujeitos, é a condição diária enfrentada. Se a situação individual parecer favorável, eles estão dispostos a colaborar! Assim sendo, é preciso muito cuidado, atenção e paciência, na condução das ações desenvolvidas. Pois no tempo devido, os resultados acontecem.
Continuaremos
atuantes!
Abraços
virtuais.
Doris de Lima
(supervisora)
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