sábado, 12 de março de 2022

1º dia de aula- turma 3º período- 14.02.22

 



Olá, estimados leitores! tudo bem?

 Iniciei aula, postando, no grupo da turma via WhatsApp, uma foto contendo algumas informações pessoais. Um aluno se apresentou; nesse ínterim, alguns pibidianos também acessaram o grupo e deram boas-vindas aos alunos.

A seguir, falei sobre o Pibid e algumas ações que seriam executadas a partir do programa, também busquei saber os gostos e preferências dos alunos nos campos da música, leitura e entretenimento, a fim de direcionarmos melhor os conteúdos e recursos a serem usados nas aulas, vislumbrando a participação e os multiletramentos.

Um aluno comentou sobre seus gostos e justificou os porquês de suas escolhas; além disso, frisou que a proposta do programa parecia ser "bem interessante". Daí fomos dialogando e falei da possibilidade dele reunir/harmonizar essas preferências em um só lugar, e depois divulgá-las para os demais da turma. 

Na sequência, expus 03 vídeos, bem curtinhos, elaborados pelos pibidianos, de 1 min. e meio cada, nos quais mencionavam sobre si, o Pibid e o que lhes traziam alegria. Após assistirem ao último vídeo, os estudantes foram incentivados a comentarem no que encontravam alegria. Uma aluna acessou o grupo e fez às suas contribuições. Os dois alunos citados convergiram em suas opiniões e ressaltaram a "família" e as "coisas mais simples", como andar de bicicleta, por exemplo, como aspectos que mais proporcionavam alegria. 

Os alunos foram incentivados assistiram ao clipe musical, "Pequenas alegrias da vida adulta", do Emicida. Os dois alunos mencionados comentaram sobre o clipe, e apontaram outros motivos para se ter alegria; constataram, ainda, que as alegrias vivenciadas por eles, são importantes, necessárias e percebidas por outras pessoas. Postei também a letra da música para que observassem as palavras e expressões mais enfatizadas pelo cantor. 

Ainda que poucos alunos participassem da/na aula, um deles, se manteve interagindo até o final. Penso ser algo positivo, porque já presenciei noutros contextos, alunos apenas acessarem o grupo, colocarem o nome na lista de frequência, e não participarem em nenhum momento da aula. Não raro, neste sistema remoto, os professores fazem monólogos. Como todas as disciplinas compartilham as aulas em um único grupo, é possível também observar o que ocorre nas outras aulas. 

 Conforme observamos, não há como prever o quanto o conhecimento proposto poderá motivar ou sensibilizar aos alunos, tampouco ter acesso às situações vivenciadas por cada um deles. Especialmente em um contexto, que pouco nos aproxima, e que a principal ferramenta pedagógica e de comunicação, é  o WhatsApp. Este recurso ainda não nos possibilita observar quais sentimentos revelam os olhares dos alunos e quais gestos gostariam de expressar... 

Além disso, os alunos já estão há quase dois anos assistindo aulas a partir desse aplicativo. Muitos afirmam: "professora, não aguento mais essas aulas a partir do WhatsApp! Estou desmotivado!" Nós professores também nos sentimos assim! Não é fácil!

Continuaremos solícitos e na busca por soluções que promovam mais aprendizados e interações.

Abraços virtuais.

Doris Lima (supervisora)

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