Olá, estimados leitores! tudo joia?
Na reunião de hoje as supervisoras
apresentaram algumas ações que foram executadas nas turmas. Nosso grupo iniciou a
apresentação. Tínhamos a clareza que a nossa proposta não estava perfeita! E
existe plano de ensino perfeito? Até porque um planejamento não pode ser rígido
e engessado, mas, sobretudo, deve atender às necessidades e especificidades da
turma.
Buscamos elaborar um plano que
visasse o uso das tecnologias, atendendo a proposta de multiletramentos do
Pibid, mas sem perder de vista os recursos possíveis de serem utilizados pelos alunos
da EJA, e o tipo de internet que possuem.
Após a apresentação, vimos que não
agradamos. Para nossa coordenadora, a proposta da nossa equipe não se
enquadrava nos multiletramentos, mas, sobretudo, apresentava caraterísticas de
uma prática “pedagogizada”. A meu ver, o letramento pedagógico pode estar
embutido nas ações que geram multiletramentos, especialmente se o professor
agir como mediador e utilizar diferentes linguagens. Peço desculpas, se estiver equivocada.
Mas como chegar aos multiletramentos,
se um número significativo de alunos são iletrados digitais? Sim, essa é a
realidade da EJA! Há alunos que não sabem ao menos enviar uma mensagem ou áudio,
e dizem não entender a dinâmica das aulas via WhatsApp, ficando à deriva! Muitas
vezes utilizo um tempo significativo da aula para direcionar os alunos que
chegam, a fim de que acompanhem a aula. São muitos os desafios, e o professor
além de exercer o papel de curador, indo em busca de tecnologias que facilitem
os processos de ensino e aprendizagem, também terá que ser paciente, porque não
se muda uma realidade com “um passe de mágica”. A desigualdade educacional e
social estão postas!
Precisamos atender aos alunos sem que
se sintam à margem, sem que digam: “Ah, professora, não consegui fazer aquela
atividade porque não sei mexer no Google forms, se o meu filho estivesse
em casa...!” É claro que não devemos subestimá-los, nem os privar do uso
das tecnologias, mas é preciso cautela, para que não se sintam ainda mais
excluídos! Portanto, buscaremos uma prática de multiletramentos integradora,
tendo em vista as sugestões propostas pela coordenação.
Agradeço sempre o
aprendizado e à troca de experiências!
Doris de Lima (supervisora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário