sábado, 12 de março de 2022

Nossa 5ª reunião Geral- 23.02.22

 

Olá, estimados leitores! tudo joia?

Na reunião de hoje as supervisoras apresentaram algumas ações que foram executadas nas turmas. Nosso grupo iniciou a apresentação. Tínhamos a clareza que a nossa proposta não estava perfeita! E existe plano de ensino perfeito? Até porque um planejamento não pode ser rígido e engessado, mas, sobretudo, deve atender às necessidades e especificidades da turma.

Buscamos elaborar um plano que visasse o uso das tecnologias, atendendo a proposta de multiletramentos do Pibid, mas sem perder de vista os recursos possíveis de serem utilizados pelos alunos da EJA, e o tipo de internet que possuem.

Após a apresentação, vimos que não agradamos. Para nossa coordenadora, a proposta da nossa equipe não se enquadrava nos multiletramentos, mas, sobretudo, apresentava caraterísticas de uma prática “pedagogizada”. A meu ver, o letramento pedagógico pode estar embutido nas ações que geram multiletramentos, especialmente se o professor agir como mediador e utilizar diferentes linguagens. Peço desculpas, se estiver equivocada.

Mas como chegar aos multiletramentos, se um número significativo de alunos são iletrados digitais? Sim, essa é a realidade da EJA! Há alunos que não sabem ao menos enviar uma mensagem ou áudio, e dizem não entender a dinâmica das aulas via WhatsApp, ficando à deriva! Muitas vezes utilizo um tempo significativo da aula para direcionar os alunos que chegam, a fim de que acompanhem a aula. São muitos os desafios, e o professor além de exercer o papel de curador, indo em busca de tecnologias que facilitem os processos de ensino e aprendizagem, também terá que ser paciente, porque não se muda uma realidade com “um passe de mágica”. A desigualdade educacional e social estão postas!

Precisamos atender aos alunos sem que se sintam à margem, sem que digam: “Ah, professora, não consegui fazer aquela atividade porque não sei mexer no Google forms, se o meu filho estivesse em casa...!” É claro que não devemos subestimá-los, nem os privar do uso das tecnologias, mas é preciso cautela, para que não se sintam ainda mais excluídos! Portanto, buscaremos uma prática de multiletramentos integradora, tendo em vista as sugestões propostas pela coordenação.

Agradeço sempre o aprendizado e à troca de experiências!

Doris de Lima (supervisora)

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