sábado, 29 de janeiro de 2022

Nossa 3ª reunião geral- 26.01.22

 





     Fonte: https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_ylt=Aw


Fonte: https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_

Oficina 1- Playlist


Essa oficina foi ministrada pela coordenadora Andréa. Antes de começar a apresentação ela refletiu sobre o uso que a escola tem feito da língua. Dentre as reflexões realizadas, as que mais gostei e tenho percebido durante o meu percurso na Educação básica, são as seguintes:

“o trabalho do texto como pretexto”, quando este deveria ser usado como ponto de partida e elemento norteador das discussões ensejadas; a gramática tem sido usada de “forma legalista”, engessada, sem que os alunos reflitam sobre os diferentes usos da língua e suas funcionalidades, e ainda se sintam estrangeiros na sua própria língua/idioma; sobretudo, o que os alunos estão fazendo, escrevendo, e o que desenvolvem em termos autorais e sociais? Andréa ressalta também no que a ciência tem se debruçado, em relação as metodologias do ensino de línguas, quanto às práticas dos alunos.

Na sequência propõe um modelo de ensino no qual a proposta pedagógica inclui a leitura e a interpretação de textos, sejam textos literários ou não, que envolvam o diálogo entre diferentes linguagens. E afirma: “nenhum texto deixa de ser multimodal”. Pensando nisso, apresentou playlists elaboradas por discentes do curso de Letras, e que podem servir de exemplos para as que serão solicitadas aos estudantes das escolas estaduais, onde as ações do PIBID serão desenvolvidas.

Durante as exibições das playlists é possível perceber algumas habilidades e competências expressas pelos estudantes; revelando assim, o grande potencial dessa ferramenta e proposta pedagógica, quais sejam: os estudantes falam sobre o que leem e gostam; as entonações empregadas estão em harmonia com os estilos musicais e os tipos de textos escolhidos; aproveitam a situação de uso da língua para falarem de si mesmos,  denunciarem/protestarem sobre situações/problemas que os inquietam, por meio de narrativas fortes, reais e autorais, dando sentido sobre o que leem.

Ao final das exibições, senti vontade de propor aos meus queridos/as pibidianos/as para criarmos uma playlist mais voltada para a realidade da EJA, a fim de mostrarmos aos alunos. Assim poderiam ter acesso as nossas escolhas, gostos, preferências, realidades... mas o contexto atual e as diferentes demandas, nos impossibilitam. Um sinal de que fui tocada pelo que vi e ouvi!

O que mais importa é que estejamos atentos às necessidades dos alunos e que utilizem a língua e os meios digitais para se expressarem. Dito de um modo mais flexível, “a ideia central é que o aluno escolha sobre o que quer falar. Se vai fazer com vídeo ou não, tudo bem! Desde que resulte em uma produção textual.” (Coordenador Luiz Fernando).

 

É isso aí, vamos lá, que venha a próxima oficina!

Doris de Lima (profa. Supervisora do PIBID).

sábado, 22 de janeiro de 2022

Nossa 2ª reunião geral-19.01.22

 




Luiz Fernando, coordenou do PIBID LP, fez uma abordagem geral sobre a proposta de trabalho desse programa em relação às escolas, especificando quais teorias serão utilizadas por professores supervisores e pibidianos, e como estas funcionam.

A primeira teoria mencionada foi a dos multiletramentos, uma perspectiva didático pedagógica inovadora – que pode significar novas mídias circulando sobre novos assuntos. Achei muito pertinente quando ele disse que essa abordagem é diferenciada, porque não se pretende apenas ensinar aos estudantes a ler e escrever, mas que eles façam uso das diferentes linguagens existentes; dentre elas, a verbal e não verbal (palavras, oralidade e  diferentes recursos visuais); a espacial (texto feito de todos os espaços/proximidade das informações), e a sonora. Fez referência ainda aos textos multimodais sugeridos pela BNCC.

A segunda teoria, a etnografia, difere da avaliação diagnóstica elaborada pelas escolas, pois visa a valorização da comunidade (o entorno); mobilizando a escola. Na última teoria citada, a comunidade como currículo, as atividades partem da comunidade.

O coordenador também mencionou que parte da carga horária semanal do PIBID, será utilizada para realização de oficinas com temas já discutidos, visando recapitular importantes ações desenvolvidas, e, ao mesmo tempo, alinhar os conhecimentos dos que adentraram no grupo recentemente. Creio ser essa uma ótima iniciativa, pois tenho buscado utilizar diferentes linguagens e tecnologias em sala de aula, mas não de um modo tão direcionado e plural. Confesso que estou curiosa para ver essas teorias em funcionamento, especialmente neste contexto remoto, no qual tem sido difícil mensurar o quanto os alunos têm aprendido, e o que ainda pode ser feito para torná-los mais ativos e participativos.  

Dentre as oficinas que teremos, haverá a oficina idealizada pela coordenadora Andréa, e que será ministrada pela pibidiana Vivian. Ela nos ensinará como elaborar uma playlist, com histórias únicas, em um formato tipo podcast. Particularmente já uso e gosto muito dessa ferramenta comunicacional, entretanto, só de pensar que as histórias contadas não partirão de mim, mas dos alunos e de suas posições individuais sobre o mundo, abre-se uma porta larga para novas experiências.   

      

Até a próxima reunião!

Abraços virtuais.

Doris de Lima (profa. Supervisora)                                                                                                                                                                                                                                  


terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Nossa 1ª reunião geral- 02.01.2022

 








Olá, estimados leitores! tudo bem?

Chegou o momento de nos conhecermos. Afinal, entre a inscrição como professora  supervisora para o Programa PIBID-2020, o resultado e a confirmação dos dados no site da Capes, tudo transcorreu rapidamente!

Na ocasião, a supervisora Lívia e eu apresentamos nossas escolas. Observamos realidades bastante diferenciadas, ainda que façamos partes da rede pública estadual de Maceió. De uma lado uma escola em tempo integral, com sua estrutura convidativa, tempo e espaços diferenciados, visando a inovação do conhecimento. Do outro, uma escola que oferece o ensino da Educação de Jovens e Adultos, nas modalidades Regular e Modular. A primeira em vias de não ser mais ofertada, pois não há interesse da Secretaria de Educação de disponibilizar vagas para modalidade Regular. A ênfase agora é a EJA Modular, criticada por educadores que têm se debruçado durante décadas, sobre o ensino e os sujeitos da EJA. No entanto, vimos que as duas escolas apresentam potencial para que as ações do PIBID sejam executadas. Pois a nossa força motriz, o aluno, está à espera de "sangue novo" (risos); digo, de profissionais que reelaborem ou criem estratégias para melhoria da qualidade do ensino de língua portuguesa.

Em cada apresentação, percebemos que o ano de 2021 foi intenso e produtivo! As professoras elaboraram diferentes documentos, solicitaram atividades e buscaram conversar com os alunos sobre as produções feitas. Seja a partir da correção de textos redacionais/outros gêneros textuais, ou utilizando a ferramenta Whatsapp para fornecimento de feedback. Não faltaram força de vontade, dedicação e empenho diante de um contexto tão incerto. Sim, ressignificamos a nossa prática em sala de aula e o nosso modo de vida. As telas dos aparelhos eletrônicos não nos impossibilitaram de exercer a empatia, de estreitarmos os laços com os estudantes, de sermos afetivos! Tais qualidades foram muito importantes e necessárias para que muitos alunos não se dispersassem.

Diante do exposto, acredito que as apresentações e discussões ensejadas nessa reunião, mexeram muito com todos nós, especialmente com os pibidianos, que estão ansiosos para começar! Então, sejam todos muito bem-vindos! Estou aqui para ajudá-los!!!

Abraços virtuais.

Doris de Lima (profa. supervisora)


Evento final- Seminário Integrado de Encerramento das Atividades dos Programas PIBID...

  Ana Luíza, Talita, Almírista e Doris. Nosso banner Um banner e integrantes de duas equipes: que mistura maravilhosa!!! Mascaradas, caladas...